quinta-feira, 14 de março de 2013

BRT: descaso


Olá pessoal,
Hoje vim aqui para falar do BRT.
Durante alguns dias usei o BRT ,em horários diversos, e fiquei assustada com as condições de alguns ônibus e decidi ir fotografando. O trajeto que fiz foi o seguinte: peguei o ônibus alimentador da linha 855 A , Bangu-Magarça. O que encontrei foi ônibus sem o ar condicionado funcionando e muitos passageiros precisando abrir suas janelas; além disso o ar condicionado imundo, sem nenhuma manutenção, totalmente empoeirado, o que prejudica a saúde; as saídas de ar e outras partes do ônibus quebradas; e o mais absurdo: um banco quebrado!
Chegando à estação do Magarça, às 7 horas da manhã, o grande desafio foi conseguir entrar nos  ônibus, que já vêm  lotados da Estação de Santa Cruz ou Pingo d’ água. Esses ônibus estão em bom estado, e realmente são muito rápidos. Do Magarça até a Alvorada, leva-se cerca de 25 a 30 minutos, o que com o atual trânsito da Barra da Tijuca, é muito bom. Mas, ir “enlatada” como uma sardinha até la, não é nada legal. Normalmente, os ônibus alimentadores da linha 899 A Joatinga, são bons, mas em um dia de chuva, chovia mais dentro do ônibus do que fora. Não consegui entender como!
Outro ponto que necessita de melhora são os pontos de ônibus das estações: na estação Mato Alto, não existe nenhuma cobertura nos pontos. As pessoas ficam esperando seus ônibus alimentadores, por vários minutos em pé num sol de 40° ou na chuva. Na estação do Magarça existe uma cobertura, mas totalmente destruída e acontece a mesma coisa. Os ônibus alimentadores não costumam demorar muito (não das vezes que precisei), mas teve um dia que esperei por 28 minutos o 855 A ou o 879 A e enquanto o ponto não tinha 1 ônibus alimentador , os ônibus de linhas comuns não paravam de chegar a todo momento.  
Essas foram as situações que presenciei e decidi relatar aqui. Imagino que em outras estações e trajetos existam também reclamações. O que não pode acontecer é aceitarmos esse tipo de coisa calados. 
VEJAM ALGUMAS FOTOS:







Nenhum comentário:

Postar um comentário