quinta-feira, 28 de março de 2013

Como comer chocolate nesta Páscoa sem engordar?



A Páscoa é celebração da paz e renovação da esperança, pois é quando celebramos a ressurreição de Jesus Cristo. Mas junto com ela, vêm os deliciosos ovos de chocolate e o desespero para nós, chocólatras assumidas, que certamente ganharemos chocolates de amigos, namorado, marido, filhos, etc. e sofreremos tentando resistir, para não ganhar quilinhos a mais. 

Mas como fazer para poder comer chocolate sem engordar?

De acordo com a nossa nutricionista Lucia Tailine, o chocolate é saudável e nutritivo, além disso possui substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar. Entretanto, deve ser consumido com moderação.


100 Gr de chocolate contém cerca de 540 calorias, contudo os tipos variam no valor nutricional do mesmo:      


Amargo e meio amargo - são os mais saudáveis, pois possuem uma quantidade maior de cacau.

Chocolate branco - é mais calórico e gorduroso, visto que é feito a partir da manteiga do cacau. Portanto, quanto mais escuro o chocolate, mais saudável ele é.

Chocolate diet - Para os diabéticos, há chocolates na versão diet, sem adição de açúcar, porém ganha uma maior dose de gordura.

Chocolate de soja - Para quem tem intolerância à lactose e celíacos, há o chocolate a base de soja.

Chocolate de alfarroba - Outra alternativa para intolerantes à lactose e/ou celíacos, é chocolate de alfarroba, uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. É pouco calórica e rica em fibras.

Na Páscoa, a dica é evitar os chocolates trufados, pois esses possuem um valor calórico mais alto, e dar preferência ao chocolate ao leite ou os meio amargos. Outra dica é controlar as calorias e dividir o ovo, por exemplo: um ovo de 100 Gr, pode ser dividido em 4 partes para se comer em 4 dias, o que dará uma média de 130 a 140 calorias por vez.

Além disso, você pode ser generosa e dividir seu chocolate com seus amigos, filhos e marido, aliás esse ultimo é uma ótima dica, já que o chocolate também é afrodisíaco.

Uma dica, também interessante para controlar as calorias nesses dias de "tentação", é diminuir a quantidade de calorias das refeições dando preferência a saladas. E para driblar a vontade de comer chocolate, não fique mais de 3 horas sem comer e procure comer mais frutas. Aliás, essas dicas não servem apenas para a Páscoa, mas para o dia a dia.

Seguindo essas dicas, você poderá curtir sua Páscoa sem peso na consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário